teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

Os melhores recursos para fotografar os momentos do Natal

Nós esperamos que sua noite de Natal seja repleta de momentos que merecem ser guardados para sempre.

E para registrar todos esses instantes com muita beleza, vamos dar algumas dicas de recursos que você pode utilizar para fotografar seu Natal sem perder nenhum click.

São recursos presentes nas câmeras EOS (DSLRs da Canon) e em muitos modelos da linha compacta Powershot. Dá uma olhada.

Utilize o poder do ISO para ganhar luminosidade

Muitas reuniões de Natal têm suas luzes em tons mais baixos. Muitas vezes isso acontece para valorização da decoração natalina que é cheia de pequenas luzes coloridas e detalhes que realmente merecem protagonismo.

Caso queira fotografar em ambientes mais escuros, mas com boa claridade em suas fotos, uma boa dica é utilizar o poder do ISO de sua câmera.

O ISO é a capacidade que a câmera tem de captar luzes do ambiente fotografado. Quanto mais alto for o número, maior é a sensibilidade à luz que sua câmera terá. Logo, com o ISO mais alto, suas fotos ficarão mais claras.

A Canon EOS Rebel T5i tem um ISO potente que vai de 100 até 12.500. É bastante sensibilidade.

Dizem que tudo em excesso faz mal. Na fotografia, esse ditado também serve, pois se aplicar um ISO muito alto sua foto pode ficar com um aspecto granulado, o que na verdade chamamos de ruído. Isso acontece porque a câmera usa cada vez mais a sensibilidade do sensor para captar a luz que você deseja.

A boa notícia é que as câmeras Canon têm uma boa sensibilidade de ISO e permite que você use números mais altos sem granular tanto a imagem.

Como desfocar os planos de fundo nos retratos

Você sempre quis fazer aquelas fotos com fundos desfocados, mas nunca conseguiu bem? Saiba que o segredo está na sua lente e na distância entre o fundo e a pessoa fotografada.

Na verdade, quem dá esse efeito em suas fotos é a lente. Tudo é determinado pela abertura do diafragma. Quanto mais aberto estiver o diafragma (f/) de sua lente, mais desfocado o fundo de sua foto pode ficar.

 O diafragma é essa abertura no meio da lente. Ela abre e fecha para permitir a entrada de luz na câmera.

O diafragma funciona assim: quanto mais próximo do número 1 é o limite máximo de abertura dele na lente, maior é a entrada de luz.

Por exemplo, uma lente com uma abertura de f/1.8 é uma lente com maior capacidade de iluminação do que uma lente f/3.5 e assim por diante.

Em média, lentes com aberturas até f/2.8 são consideradas “claras”, ou seja, têm maior capacidade de permitir a entrada de luz.

A abertura tem uma relação direta com o desfoque de planos, pois quanto mais aberto estiver o diafragma de sua lente, mais desfocada pode ficar alguns dos planos sua foto, como o fundo por exemplo.

Está aí grande parte do segredo.

É possível citar as lentes abaixo como exemplos de lentes com ótimas aberturas de diafragma:

Já a outra parte é afastar a pessoa fotografada do fundo da foto ou escolher uma posição onde o fundo seja o mais distante possível. Quanto mais afastado o fundo estiver, maior será o desfoque.

 

Outra dica legal pra esse época do ano é aproveitar as luzinhas de Natal que enfeitam árvores de Natal e colocá-las como fundo das suas fotos, justamente para elas sairem bem desfocadas! Fica muito bonito!

Como não errar no foco de suas fotos

Muita gente quer saber como desfocar o fundo, mas muitas outras querem saber como focar bem em suas fotos.

Às vezes, justamente por conta da abertura das lentes e do alto desfoque que algumas delas proporcionam, algumas pessoas têm dificuldades de focar bem em suas fotos.

As câmeras Canon têm diversos recursos para você focar bem em suas fotos. A Canon EOS Rebel T5i, por exemplo, tem o monitor LCD touch. Com ele, basta colocar sua lente em foco automático e tocar no elemento que deseja focar em sua foto. Pronto.

Mesmo com uma abertura grande, a câmera encontra o assunto automaticamente e você só faz o click.

Além da Canon EOS Rebel T5i, outros modelos também possuem este recurso. A Canon EOS Rebel T6i, a Canon EOS 70D e a Canon EOS 80D são alguns exemplos dessa facilidade.

 O LCD Touch da Canon EOS Rebel T5i e o autofoco.

Agora é só pegar sua Canon e registrar os momentos que merecem ser guardados para sempre. Feliz Natal!

Comentários

Deixe seu comentário