teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

Lentes para começar a fotografar casamentos

O casamento é um momento ímpar na vida e fotografá-lo é marcar o tempo com imagens e emoção. Para registrar casamentos, sem perder nenhum instante, o fotógrafo precisa de bons equipamentos e alguns procedimentos que ajudem a atingir seu objetivo.

Se você quer começar a registrar cerimônias, fique atento, pois vamos dar algumas dicas de lentes que são mais acessíveis e úteis para quem deseja iniciar neste tipo de fotografia.

Além disso, com treino e conceitos em mente, adquirir novas lentes de alta performance será o próximo grande passo para imagens cada vez mais incríveis. Confira as dicas abaixo.

Versatilidade é essencial

Sensor Full Frame: Canon EF-S18-135 F/3.5-5.6 IS STM

Sensor APS-C: Canon EF-S29-215 F/3.5-5.6 IS STM

Não importam os estilos, cerimônias de casamentos sempre têm uma sequência de acontecimentos: entrada de padrinhos e noivos, interações dos convidados, liturgias, etc. Essas situações pedem diferentes imagens e pontos de vista.

Seja a reação emocionada de um convidado ou o comportamento dos noivos, muitos desses momentos acontecem apenas uma vez e de forma espontânea, por isso, o fotógrafo de casamentos deve estar preparado para não perder nenhuma foto.

Ter uma lente funcional em mãos é fundamental para cobrir o evento. Trocar de objetiva todas as vezes que desejar um novo ângulo é assumir um grande e evitável risco.

A lente Canon EF-S18-135 F/3.5-5.6 IS STM (equivalente a 29-215mm num sensor APS-C) é perfeita para esses momentos. Seu destaque é a versatilidade, pois engloba diversas categorias de distâncias focais - desde uma grande angular com seus 18mm até uma objetiva do tipo telefoto quando está fechada nos 135mm - possibilitando vários ângulos de foto.

Com certeza, fotografar com esta lente é estar preparado para captar todos os diversos e possíveis momentos de um casamento.

Outra característica interessante das lentes Canon é o recurso STM, que está presente nesta lente e em todas que possuem esta sigla em seu nome.

A tecnologia STM consiste em ajustes de foco suaves e rápidos, o que em caso de vídeos e fotos de objetos que se movem muito, pode ser um artifício útil para não perder a nitidez e o foco absoluto das imagens.

Por exemplo, se estiver numa situação em que há grande movimentação de pessoas na cerimônia, o STM pode ser aplicado para foco rápido quando o fotógrafo utiliza o liveview (monitor LCD) para registrar as imagens.

Caso queira saber mais sobre STM, assista ao tutorial clicando aqui.

Detalhes fazem a história

Sensor Full Frame: Canon EF50 F1.8 USM

Sensor APS-C: Canon EF80 F1.8 USM

Além do cerimonial, um casamento é repleto de detalhes que ajudam a contar sua história com mais sensibilidade: uma lágrima, um sorriso ou a troca de alianças são bons exemplos.

Uma lente muito usada para fotografar estes pequenos instantes é a Canon EF50 F1.8 USM (equivalente a 80mm num sensor APS-C). Ela pode ser utilizada para realizar belos closes e bons desfoques causados pela grande abertura de diafragma, que chega a f/1.8.

Aliás, trabalhar com desfoques é uma boa opção para direcionar o olhar ao principal assunto de uma foto. No exemplo acima, as alianças são as protagonistas. Já na imagem abaixo, o retrato do casal nos tempos de namoro.

Outro ponto interessante é que, além dos desfoques, esta lente é ideal para trabalhar em ambientes com pouca luz, também por conta da ampla abertura de diafragma que permite captar luzes muito suaves, gerando sempre boa nitidez e brilho em suas imagens.

Deixe a cerimônia fluir

Sensor Full Frame: Canon EF-S 55-250mm F/4-5.6 IS STM

Sensor APS-C: Canon EF-S 88-320mm F/4-5.6 IS STM

Muitas vezes para não atrapalhar o andamento da cerimônia, o fotógrafo não pode transitar pelo ambiente e conseguir diferentes imagens. Há momentos em que ele deve fotografar de um ponto fixo.

Foto: Gabriel Quintão

 

Nestas ocasiões, o ideal é garantir fotos a longa distância e as lentes do tipo Telefoto são as mais indicadas. A objetiva Canon EF S55-250mm F/4-5.6 IS STM (equivalente a 88-320mm num sensor APS-C) atende perfeitamente a esta necessidade.

Esta lente é apropriada para captar assuntos afastados e permitir o registro de fotos detalhadas, sem que o fotógrafo interfira diretamente na continuidade das cenas.

Fotografar a longa distância com uma lente Telefoto também é uma boa dica para quem deseja imagens mais espontâneas das pessoas que estão no casamento.

Isso porque, sem a presença visível do fotógrafo, os convidados tendem a ficar mais desinibidos e mostram suas verdadeiras reações ao interagirem enquanto desfrutam do evento.

Essa é a chance que o fotógrafo tem para registrar imagens despretensiosas e autênticas. Aquele riso sincero e os olhares podem ser feitos com toda a naturalidade e beleza que possuem, rendendo belas fotos.

 ------------

Todas as lentes que indicamos foram escolhidas por cumprirem princípios importantes para boas fotografias de casamento: a versatilidade, eficiência e estética. Mas nunca deixe de explorar novos ângulos e estilos com outras lentes Canon. Experimente sempre!

Você pode conhecer outras objetivas da Canon e personalizar ainda mais o seu olhar clicando aqui.

Comentários

Deixe seu comentário