teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

Fotografando no zoológico

Muitas vezes, a única oportunidade de estarmos perto de um animal selvagem só acontece no zoológico. Fotografar esse encontro com seres tão incríveis, e muitas vezes em extinção, é quase obrigatório para quem curte fotografia. Aqui vão algumas dicas pra você fazer belas fotos no zoo.

 Canon 6D EF 70-200mm f/2.8L USM 1/400 f/4 ISO 200

Aproveite as primeiras horas da manhã

Chegue cedo! Além de boa parte dos animais serem mais ativos pela manhã, você ainda aproveita a luz desse horário, que é mais lateral e suave. Assim você consegue enfatizar muito mais as formas e texturas nas fotos.

Tente se posicionar no ângulo inverso ao sol, mas sem deixar que ele entre diretamente na sua lente. Um para-sol em sua lente ajuda muito nessa hora, mas qualquer coisa que faça sombra na lente vai evitar o flare — aquele raio que surge nas fotos quando a luz do sol atinge a objetiva.

Escolha suas lentes

Na maioria das vezes, o animal está longe. Então, para ter uma foto mais fechada, trazer o animal para perto e dar um bom close, o ideal é ter uma lente teleobjetiva. A Canon tem alguns modelos com zoom capazes de fazer closes em um animal, como essa arara-azul. Alguns exemplos de tele são a EF 75-300mm f/4-5.6 III, a EF 70-200mm F/4L IS USM e a EF 70-300mm F/4-5.6 IS USM.

 Canon 6D EF 70-200mm f/2.8L USM 1/400 f/4.0 ISO 160

Mas as lentes tele também são legais quando o bicho está perto, assim você pode escolher apenas uma parte do animal para fotografar. Qual o detalhe que chama mais sua atenção? Fazer escolhas é sempre mais legal do que fotografar a cena toda.

Trabalhe a composição de suas imagens

A regra dos terços, que divide a imagem em três partes verticais e horizontais, pode ajudar muito a criar enquadramentos harmônicos na hora de fazer escolhas. Procure encaixar os pontos de interesse da foto no cruzamento dessas linhas, como os olhos da arara ou a parte mais alta da crina da girafa.

 Canon 6D EF 70-200mm f/2.8L USM 1/200 f/5.6 ISO 250

"Remova" as grades de suas fotos

 Um dos maiores desafios de fotografar um animal no zoológico é evitar que as grades ou os reflexos nos vidros de proteção chamem a atenção na foto. Chegando o mais próximo possível da grade ou do vidro, você vai desfocar esse primeiro plano, deixando-o quase invisível. A foto abaixo, por exemplo, foi feita através de um vidro bem sujo.

 Canon 6D EF 70-200mm f/2.8L USM 1/400 ISO 250

Usar um diafragma aberto também vai ajudar a encurtar a profundidade de campo, ou seja, diminuir a área de foco e fazer a grade sumir. Usando o modo Av do dial da sua DSLR, você pode escolher o diafragma a ser usado e a câmera calcula ISO e obturador automaticamente para fazer a exposição certa.

 Canon 6D EF 70-200mm f/2.8L USM 1/400 ISO 250

Escolha o menor número, que representa a maior abertura de diafragma, foque apenas no animal e elimine essa distração da sua foto. A lente desfoca a grade ou o vidro ao ponto de quase desaparecer. Uma lente que tem uma grande abertura e é ótima para fotografar à média distância é a EF 50mm f/1.8.

Faça retratos com os animais


A EF 50mm f/1.8 STM também é famosa por fazer ótimos retratos, já que tem uma distorção perspectiva muito pequena. Então, que tal fotografar seus amigos e família junto com seus bichos preferidos?

Para isso teremos que fechar bem o diafragma a fim de conseguir uma profundidade de campo maior. Um diafragma fechado, como o f/22 usado na foto abaixo, aumenta muito a área em foco e tudo fica nítido.

 Canon 6D EF 50mm f/1.4 USM 1/100 f/22 ISO 1600

 

 

Comentários

Deixe seu comentário