teste minha imagem
Google+

Dica Nível Avançado

Como fotografar em múltipla exposição

A fotografia de múltipla exposição é um efeito que consiste em sobrepor duas ou mais imagens no mesmo frame ou fotograma. Em resumo, são duas ou mais fotos mescladas numa só. 

Por ter essa aplicação, o efeito de múltipla exposição era muito realizado em câmeras analógicas, as famosas câmeras de filme.

Mas esse estilo não morreu, ainda sobrevive no universo das câmeras digitais ou DSLRs.

O interessante na fotografia de múltipla exposição são as inúmeras possibilidades de linguagem que se pode ter ao utilizá-la. Você consegue obter até um olhar mais poético da fotografia.

Existem duas formas de realizar esse efeito: um diretamente na câmera e outro em softwares de edição de imagens. Vamos enfatizar o modo feito diretamente na câmera.

As câmeras Canon que podem realizar esse efeito são a EOS 5D Mark III, a EOS 7D Mark II, EOS 70D e a EOS 6D.

Vamos utilizar a EOS 6D como referência.

Nesse processo, a câmera identifica os pontos de baixa luminosidade na imagem e os substitui pela segunda imagem que for fotografada. Dê uma olhada no processo.

 

Como fazer

Passo 1 – Faça uma foto com um “fundo branco”. Uma boa estratégia, por exemplo, é fotografar uma pessoa contra o céu. O fundo ficará estourado e a pessoa apenas iluminada em alguns pontos. Esses locais mais iluminados aparecerão na imagem final. Já os pontos de luminosidade mais baixa serão substituídos.

Passo 2 – No menu da EOS 6D, selecione a quarta aba e vá até a opção “Multiple exposure” (“Exposição múltipla”, se o seu menu estiver em português). Em seguida, habilite-o. A partir daí, sua câmera trabalhará somente nesse modo.

Passo 3 – Logo após habilitar, selecione, na opção “Multi-expos ctrl” (“Controle de múltipla exposição”, em português), a opção “Additive” (“Aditivo”) para somar as fotos que irá tirar.

Passo 4 – Após esses passos, selecione o número de fotos que irá fundir na imagem final – o padrão é de duas imagens mescladas. Em seguida, selecione os disparos contínuos.

Depois disso, vá até o último item do menu (“Select image for multi. expo” ou “Selecionar imagem para multi. expo.”). Logo em seguida, sua câmera abrirá um menu com todas as fotos que já estão nela. Selecione a foto que você irá mesclar.

Faça, então, a segunda foto com a imagem que deseja substituir nos pontos da imagem anterior. Detalhe importante: essa foto deve ser feita com uma exposição adequada. Assim, sua câmera irá mesclá-la de forma apropriada.

Automaticamente, sua câmera mesclará as duas fotos e o resultado será a imagem de múltipla exposição.

Agora é só começar a mesclar suas fotos para contar muitas histórias.

Boas fotos!

 

 

 

Comentários

Deixe seu comentário
MARCO ANTONIO SANTOS DA SILVA

Todas as dicas são bem vindas, mesmo para experientes.

Olá Marco, concordamos com você! Curta a nossa página no Facebook também: http://bit.ly/2cilCGE

Elza Cohen

Não tem como fazer na Canon 60D?

Olá Elza, você consegue esse efeito direto na câmera, apenas nos modelos citados no texto. Porém como diz no texto, é possível conseguir o efeito através de softwares de edição de imagens.