teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

Capturando momentos espontâneos

Capturar momentos de pura espontaneidade não é uma tarefa tão difícil assim. É claro que isso depende de um pouco de prática e, muitas vezes, de conhecimento técnico de seu equipamento. E não basta sair clicando à esmo porque, antes disso, você tem que começar a entender outra variante que não depende apenas da sua câmera. Estamos dizendo da relação do fotógrafo e do fotografado.

Mas como assim? De certa forma, o fotógrafo precisa instigar um clima agradável para conseguir uma foto espontânea. E isso não pode ser forçado. Com jeitinho, a gente aprende como “se soltar” e aproveitar a descontração para fazer cliques únicos.

Veja só algumas dicas que misturam boa técnica e sensibilidade, duas qualidades que precisam ser sempre desenvolvidas se você quer mandar muito bem em suas fotos:

1. MODO “PORTRAIT”: EXCELENTE PARA FOTOGRAFAR PESSOAS

Comece praticando com pessoas mais próximas, que não se inibem com sua presença - e nem com sua Canon! Utilizando o modo “Portrait” (retrato, em português) sua câmera estará pronta para fazer lindos retratos durante o dia, sem que você precise se preocupar.

2. ENVOLVA E SE DEIXE ENVOLVER

Ser fotografado nem sempre é uma situação relaxante. As pessoas em volta ficam curiosas e, com os olhares, a pessoa tende a “travar” a musculatura. Brincadeiras e piadas ajudam muito a relaxar ambos. Divirta-se com a situação e transmita a convicção que antes de tudo vocês estão se divertindo!

3. TELEOBJETIVA: IDEAL PARA FLAGRAS ESPONTÂNEOS

As teles têm uma grande vantagem: você não precisa chegar tão perto do fotografado para fazer seus cliques e, ainda por cima, são lentes responsáveis por lindos desfoques no segundo plano. Este tipo de lente consegue evidenciar o assunto principal de uma foto espontêa.

Dica: com sua teleobjetiva, saia despretensiosamente, mantenha uma certa distância do grupo e faça alguns disparos. Pode ter certeza que os primeiros dificilmente serão percebidos e, aos poucos, você pode começar a brincar com diferentes ângulos, composições e distâncias.

4. ÀS VEZES, DEIXE DE LADO AS REGRAS E SINTA O MOMENTO

“Cuidado com a luz, composição e enquadramento!”. Pode ser que 99% das dicas que você vir por aí estão relacionadas às técnicas tradicionais da fotografia. Experimente deixar regras e técnicas de lado por alguns momentos.

O modo "AUTO" de sua Canon interpreta com inteligência os mais diversos cenários e situações trazendo resultados impressionantes, sem dar nenhum trabalho para quem estiver clicando.

Muitas pessoas se preocupam demais com as regras fotográficas e se esquecem da essência do momento que é, junto com o fotografado, proporcionar uma experiência relaxante e divertida. Nestas horas, lembre-se: menos regras e mais diversão!

Comentários

Deixe seu comentário
Jonas Miranda dos Santos

Fotografo a emoção das pessoas, esse é meu perfil, nada de fotos pousadas.....Parabéns, pelo concurso....

Obrigado, Jonas! A nossa intenção é mostrar as diferentes emoções que conseguimos através da fotografia.

ClemiltonLima Monsenhorgilense

Gosto de fotografar a espontaneidade e das pessoas,que não é fácil,não gosto quando elas fazem pose,fica sem graça,

MAURICEIA sousa

Gente, estou sonhando com a canon I5, espero fazer um pouco de tudo isso que estou vendo

mariana

Boa dica. As fotos parecem sempre estar super expostas.

Nina figueiredo Rocha

Como em minha cidade não há cursos de fotografia,só tem muito caros então as dicas facilitam muito minha vida

EDIGLÊ SOUSA SANTOS

Só tenho a agradecer! As dicas são perfeitas!

CARLOS ALBERTO SILVA DE OLIVEIRA

Dicas bem detalhadas, para quem tem interesse em ser um bom profissional.

Alessandro Cunha

Muito bom, fiz os cursos da Canon. Sempre acompanho as dicas.

Samir El Saikali Nogueira

Gostei muito desta dica, achei ótimo o texto =)

Dermilson Chagas

Muito bom o texto, mais acho que podemos deixar mais rico em detalhes para se trabalhar com o ambiente, luz, modo da máquina.

Missiano Missiano

Só a dica do "O modo AUTO..." não soa bem. Fiz um curso de fotografia com a minha T3 Canon porque meu sonho era justamente entender como saia efeitos tão lindos e eu não sabia como tinha feito pois estava no modo auto. Mas belo texto e me inspirou a aproveitar esse feriado para fotografar algum parque :)

Rebecca Ingryd

Adorei o texto! Dicas muito importantes! ?

Gabriel Brunini

Bem legal a dica, texto muito bem escrito e agradável