teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

Aprenda a usar o modo Bulb

Você já se perguntou o que significa a letra B no seletor de modos da sua DSLR Canon? Pois é, ela intriga muita gente. A letra B representa o modo Bulb da câmera. Mas, afinal, o que é e para que serve o modo Bulb?

O modo Bulb permite que o fotógrafo controle o tempo do obturador de forma manual. Assim, a foto é captada pelo tempo desejado e não é limitada pelos intervalos apresentados como padrão nas câmeras DSLR – que vão até 30 segundos.

Isso significa que, no modo Bulb, a foto é capturada pelo tempo em que o disparador estiver pressionado. O modo Bulb é um recurso muito usado para fazer fotos com longa exposição.

Nas câmeras da linha EOS Rebel, este recurso pode ser acessado dentro do modo Manual. Para isso, selecione a letra M no seletor de modos de sua Canon e aumente o tempo de exposição até chegar a Bulb.

Canon 6D 8seg f/4 ISO 800 16-35mm f2.8

A diferença entre uma longa exposição normal e uma feita no modo Bulb é a limitação de tempo de exposição, pois, nas definições normais, a foto é limitada aos tempos disponíveis nos presets da câmera, e no modo Bulb é o fotógrafo quem determina quando a exposição da foto deve terminar.

Há algumas situações que pedem a utilização do modo Bulb. Imagine fotografar raios e nuvens, por exemplo – não é possível adivinhar quando uma descarga de raios acontecerá. Usando o modo Bulb, pode-se captar um bom período da tempestade.

Ou pense em realizar uma foto em light painting, como essa abaixo. Foi necessária uma exposição maior que os 30 segundos permitidos pelas predefinições da câmera. Após finalizar o registro desejado, o suficiente para registrar os rastros de luz, bastou soltar o disparador para encerrar a foto.

Canon 6D 42seg f/11 ISO100 16-35mm f2.8

O principal macete para realizar boas fotos no modo Bulb é: mantenha a câmera estável e use um disparador remoto. Quando você for encostar na câmera para iniciar a captura da imagem, é quase inevitável que haja um pequeno movimento na lente e isso faça a imagem ficar tremida. O controle remoto sem fio Canon RC-6 permite que você faça os disparos remotos sem encostar na câmera, recurso muito útil para essa e várias outras situações.

Se sua câmera tiver o recurso de Wi-Fi, como a Canon EOS 6D, EOS 70D e EOS Rebel T6i, você pode baixar o aplicativo Canon Camera Connect e usar seu celular ou tablet como disparador remoto. O aplicativo, que é grátis e está disponível para Android e iOS, ainda pode controlar ISO, obturador e diafragma, tudo a distância.

Comentários

Deixe seu comentário
Adilson Marques

Boa noite...meu equipamento mesmo no modo M,continua em Bulb e não consigo mais sair dessa opção...Pode ser defeito?Obrigado.

Olá, Adilson. Por favor, entre em contato com o nosso SAC para que possam auxiliá-lo: http://www.canon.com.br/suporte Estamos à disposição.

Ricardo Costa

Muito bom.