teste minha imagem
Google+

Blog 17.10.2016

Minhas fotos com a lente EF 135mm f/2L USM

Há 3 anos resolvi migrar e trocar minhas lentes zoom por lentes fixas, por ser apaixonado por lentes de grandes aberturas e querer dar um passo maior na linguagem de minhas fotos.

Como trabalho muito com eventos sociais, procurei um kit que pudesse cobrir uma grande variedade de distâncias e necessidades que sempre tive. Comprei a EF 24mm f/2.8 IS USM, a EF 50 mm f/1.4 USM e uma EF 85mm f/1.2L II USM. Esse kit era incrível e sempre me atendeu. Mas eu ainda precisava de uma lente tele com uma distância focal maior e, claro, com foco automático mais rápido.

Aliás, preciso fazer um parênteses aqui: se você pretende trabalhar com eventos ou precisa fotografar momentos que não podem ser perdidos, minha recomendação é que você procure uma lente com foco automático bem rápido. Ter foco em suas fotos é essencial e você vai sentir essa necessidade. Todas as lentes Canon que têm a sigla USM são objetivas com foco rápido. O USM é a tecnologia desenvolvida pela Canon para ter foco rápido e preciso.

 Canon EOS 6D - EF 135mm f/2L USM - 1/4000 - f/2 - ISO 400

A primeira experiência que tive com a EF 135mm f/2L USM foi em um evento em que um colega queria muito experimentar a minha EF 85mm f/1.2L II USM. Então, emprestei a minha lente e ele, dono de uma EF 135mm f/2L USM, emprestou-me a dele.

Preciso dizer que foi amor à primeira vista. Nunca tinha visto lente tão rápida, tão nítida e com um desfoque tão incrível. Era exatamente o que eu estava procurando. Sem demorar, inseri a EF 135mm f/2L USM em meu kit.

Uma lente tele com abertura em f/2 entrega um visual incrível, principalmente relacionado às possibilidades de trabalho com desfoque, que são muitas.

 Canon EOS 6D - EF 135mm f/2L USM - 1/3200 - f/2 - ISO 400

O famoso foco suave

EF 135mm f/2L USM tem um elemento muito famoso entre os fotógrafos: o “foco suave”.

Quando dizemos “foco suave", estamos falando sobre o característico trabalho de desfoque. Quando está com grandes aberturas, essa lente tem uma suavidade gradativa no desfoque. Ela foca incrivelmente bem no primeiro plano ou no plano de interesse e, aos poucos, vai desfazendo o foco até o ponto mais distante. Ou seja, a foto fica com uma harmonia incrível no desfoque, o que torna a imagem muito mais suave e natural.

 Canon EOS 6D - EF 135mm f/2L USM - 1/500 - f/2 - ISO 100

Se você trabalhar uma foto em que há uma boa distância do assunto fotografado para o fundo, vai perceber o foco suave acontecendo. Não há um corte brusco entre assunto focado e fundo. O foco suave é muito bom para gerar imagens com uma beleza muito natural. O que é ótimo para retratos naturalistas por exemplo. Ou para fotografar em cenários que tenham amplos espaços e elementos em diferentes posições para trabalhar na composição de suas fotos.

Por isso chamamos de suave, porque ela dá esse aspecto suave ao desfoque.

A velocidade do autofoco

Além disso, como disse acima, a velocidade do foco é altíssima. Isso é essencial pra mim. Não perco fotos rápidas por conta da velocidade do foco. Acredite, para uma lente tele com uma abertura tão boa, a velocidade que a EF 135mm f/2L USM tem é impressionante. Ela é considerada uma das lentes mais rápidas do mundo, tudo isso por conta da tecnologia USM.

 Canon EOS 6D - EF 135mm f/2L USM - 1/1250 - f/2 - ISO 200

Esse recurso é incrível para jornalistas, fotógrafos de eventos, fotógrafos de esportes, etc.

Mesmo depois de tanto fotografar com essa lente, ainda fico impressionado com o desfoque que ela tem. É cremoso, suave e limpo.

Depois de todos os motivos que mostrei, é óbvio que levo a EF 135mm f/2L USM para todo lugar que vou. Ela me garante muito.

 

 

 

Publicado por: Jhou Alves Categoria: Pratique

Comentários

Deixe seu comentário