teste minha imagem
Google+

Blog 08.08.2016

Lentes para fotografar shows

Fotografar shows é uma paixão. Sinto-me bem naquela loucura de luzes e possibilidades de fotografias e criações diversas, muitas vezes em pouco tempo.

Quando falo de muitas possibilidades me refiro às muitas luzes do palco, expressões dos artistas, reações do público, instrumentos e inúmeras outras chances de realizar um ótimos clicks.

 (Foto: Maurício Santana) Canon 5D Mark III - EF 70-200mm F/2.8L USM (F/2.8) - 1/100 - ISO: 100

Trabalhar com a câmera sempre em modo manual, alterando as configurações muitas vezes durante o espetáculo devido ao grande número de situações dá uma emoção indescritível.

Venho fotografando muitos shows com diversos ambientes (intimistas, mega, festivais, etc.) e sei que é uma coisa que não pretendo deixar de fazer tão cedo.

 (Foto: Maurício Santana) Canon 5D Mark III - EF 70-200mm F/2.8L USM (F/2.8) - 1/160 - ISO: 100

O fotografo pode ter muitas posições num show. Pode ser na plateia, no palco, ou atrás do público, por isso gosto de trabalhar com algumas lentes que me entregam diferentes visuais e possibilidades de fotos: mais abertas, closes a longas distâncias, versatilidade de retratos.

Por todos estes motivos, sempre carrego algumas lentes comigo e são essas que vou te apresentar. Olha só. Elas podem fazer parte do seu set de lentes também.

EF 8-15mm F/4L

Gosto de utilizar por conta da distorção de perspectiva que ela oferece por ser uma lente olho-de-peixe. Utilizo esta lente para enquadrar grandes cenários cenários e para mostrar a grandiosidade do espetáculo, luzes etc.

Essa lente é ótima para fotografar aqueles shows que usam muitos efeitos especiais, como fogos, canhões de luz, etc. Você pode retratar todo esse cenário com apenas uma lente.

Muito boa também para mostrar público e palco ao mesmo tempo.

 (Foto: Maurício Santana) Canon 5D Mark III - EF 8-15mm F/4L olho-de-peixe USM (F/6.3) - 1/100 - ISO: 100

EF 24-70 F/2.8L

Esta utilizo pouco menos, mas mesmo assim não sai do meu kit de lentes. Ela é muito versátil por causa do zoom. Você tem uma lente nárea das grande-angulares em 24mm e aproxima-se das teles quanto está em 70mm. Sua abertura é ótima e bem nítida.

Geralmente, utilizo a EF 24-70mm para uma foto de meio corpo dos artistas no palco, ou foto de plateia que eu não queira nenhuma distorção, mostrando palco e público.

 (Foto: Maurício Santana) Canon 5D Mark III - EF 24-70mm F/2.8L II USM (F/6.3) - 1/50 - ISO: 200

EF 70-200 F/2.8L USM

Sem sombra de dúvida, essa é uma das lentes que mais utilizo.

Na maioria das vezes, com a abertura cravada em F/2.8, pois adoro o desfoque da tele. Ela me entrega closes muito legais com qualidade, nitidez e uma claridade muito particular. Sou realmente apaixonado por esta lente.

Utilizo muito quando estou um pouco mais longe do palco, mas utilizo também quando estou próximo para um close de rosto, por exemplo.

 

 (Foto: Maurício Santana) Canon 5D Mark III - EF 70-200mm F/2.8L USM (F/2.8) - 1/500 - ISO: 200

Existem basicamente dois públicos que fotografam shows: quem trabalha no evento e que vai para curtir o espetáculo.

Pessoas que estão trabalhando no evento, geralmente estão lá para gerar fotos que serão conteúdos para veículos de comunicação (têm blogs ou trabalham para portais). Se algum dia você for cobrir shows como fotógrafo, opte por um set de lentes bem versátil e que ofereça muitas possibilidades de foto.

Na maioria das vezes as pessoas que vão como imprensa para um show, tem pouco tempo para fotografar, normalmente apenas as 3 primeiras musicas depois elas tem que guardar o equipamento, e a outra parcela dos fotógrafos estão fotografando para o artista, evento, produtora etc. Se você faz parte da primeira parcela, ter lentes versáteis pode te dar mais possibilidade de fotos pois terá pouquíssimo tempo para a troca de lentes.

O outro público que fotografa shows é quem está apreciando o espetáculo. Se você for assistir a um show, opte por apenas uma ou no máximo duas lentes. Muito por causa da mobilidade, da conivência ao carregar poucos equipamentos e a possibilidade de aproveitar o show com tranquilidade.

Independente da sua situação, você tem que se sentir bem com o equipamento que tem em mãos, e saber extrair o máximo de qualidade do que ele pode lhe proporcionar.

Lembre-se sempre: aproveite o show, respire fundo e bons clicks. 

Publicado por: Mauricio Santana Categoria: Inspire-se

Comentários

Deixe seu comentário
Teodora Xavier da Silva

Adorei! Ele tem perfil no Instagram ou Facebook? Algum lugar onde mostre seu trabalho?

Olá, Teodora. O perfil do Mauricio no Instagram é https://www.instagram.com/mauriciosantana/ ;)

Felipe Khill

Òtima matéria e excelentes fotografias, parabéns!

Obrigado, Felipe! Fique de olho nas nossas novidades.