teste minha imagem
Google+

Blog 10.10.2016

Fotografia criativa com lentes olho de peixe

Para mim, ter uma lente do tipo olho de peixe na mochila é tão importante quanto a própria câmera. Uma lente desse tipo é capaz de produzir imagens divertidas e interessantes, distorcendo ou ressaltando os objetos de minhas fotos.

Minha lente é a EF 8-15mm F/4L FISHEYE USM. Talvez das melhores compras que fiz. A amplitude é enorme. Ela entrega tanto 180 graus de ângulo de visão diagonal quanto 180 graus de visão circular.

Por causa de tamanha amplitude por ser extramemente grande-angular, uma lente olho de peixe é capaz de trazer o aspecto da distorção tanto para câmeras full frame quanto cropadas. A versatilidade é incrível e aqui pode estar o segredo para fotos criativas com lentes desse tipo.

Opto sempre por trabalhar com a câmera no modo manual, pois isso sempre me proporciona um melhor controle do resultado. Especialmente em situações em que há diversos pontos de luminosidade com diferentes intensidades.  Claro que você pode trabalhar no modo automático de sua câmera, mas, se puder, explore o modo manual. A diferença é muito perceptível. Esse é meu conselho.

Desta forma posso dar prioridade ao que é mais importante para a composição final da foto.

 Canon EOS 5D MII - EF 8-15MM F/4L FISHEYE USM - 25" - F/16 - ISO 250

Observe como ela é ideal para captar imagens onde preciso do máximo possível do céu, sem perder a arquitetura da cidade. E mesmo nas extremidades onde a imagem tem a distorção caraterística da lente, a nitidez esta lá. 

Exploro meus cenários

Em eventos esportivos, por exemplo, gosto de mostrar o estádio, torcida e o jogo, todos juntos. Muitas vezes, as características arquitetônicas também fazem parte da atmosfera do evento e acho bem importante enfatizar isso.

 Canon EOS 5D MII - EF 8-15MM F/4L FISHEYE USM - 1/100 - F/5.6 - ISO 1600

Garantindo paisagens

Outra coisa que me agrada é a possibilidade de fotografar paisagens, mesmo com a câmera não sendo full frame, o que causa uma captação mais fechada das imagens. A amplitude é enorme. Agora, imagine fazer isso com uma câmera full frame.

 Canon EOS 7D - EF 8-15MM F/4L FISHEYE USM - 8" - F/8 - ISO 100

Fotos 360°

Essa aqui você vai gostar. Utilizando uma câmera full frame é possível gerar uma imagem 360° com apenas 4 fotos.

Para fazer isso, utilizo um software de edição de imagens para costurá-las. A amplitude é tanta que é possível criar imagens divertidas e muito diferentes. É isso que busco através destas montagens.

 Canon EOS 5D MII - EF 8-15MM F/4L FISHEYE USM - 1/1250 - F/9 - ISO 1000 

Valorize a arquitetura

Na arquitetura, nem sempre temos linhas retas, e quando isso acontece sempre vejo uma oportunidade perfeita para evidenciar estas formas ovais, arredondas. E a possibilidade de fotografar bem de perto que uma lente olho de peixe nos proporciona, sempre  dá uma outra perspectiva, mais intimista.

Uma das coisas mais legais de explorar para dar mais criatividade com lentes olho de peixe é trabalhar com as linhas dos cenários. A distorção que a lente oferece se encarrega de dar um ar diferente para as fotos. Isso chama muito a atenção.

 Canon EOS 5D MII - EF 8-15MM F/4L FISHEYE USM - 1/800 - F/7.1 - ISO 100

Faça selfies com uma lente olho de peixe

E é claro que com uma lente olho de peixe não tenho problemas para fazer uma selfie de corpo inteiro e ainda mostrar tudo ao meu redor.  A versatilidade é o principal motivo para ter sempre uma lente olho e peixe ao meu alcance. 

Vale dizer que ao fazer uma selfie com essa lente, o resultado não será nada convencional. Por ser uma ultragrande-angular e ter bastante distorção nos cantos do enquadramento – as zonas periféricas da imagem -, a lente olho de peixe dá uma perspectiva bem diferente. A imagem fica com esse ângulo circular da foto logo abaixo. Por isso, usar uma lente olho de peixe para fazer uma selfie de fundo mais composto e com ares mais criativos pode ser uma ótima opção.

 Canon EOS 7D - EF 8-15MM F/4L FISHEYE USM - 1/320 - F/6.3 - ISO 125

Não há de fato, regras a serem seguidas na utilização de uma lente como esta. É só entender que ela oferece uma amplitude gigante e que existe uma distorção. Daí em diante é com você e sua criatividade.

Explore ao máximo e amplie suas ideias.

 

 

Publicado por: Douglas Daniel Categoria: Inspire-se

Comentários

Deixe seu comentário